Estas 10 escolas desenvolveram projetos que se destacaram pela criatividade e pelos bons resultados alcançados. Entre elas, apenas uma não é pública


1. Bons exemplos(Stock.Xchange)

São Paulo – Ranking após ranking, o brasileiro é lembrado que a educação anda a passos lentos no país. Se, finalmente, todas as crianças entram na escola, o desafio agora é evitar que elas desistam e abandonem os estudos no meio do caminho.  De acordo com dados do Censo Escolar, 1,3 milhão de crianças e adolescentes em todo o Brasil deixaram as salas de aula durante o ano letivo de 2013. Contra a evasão, professores de todo o país se desdobram para tornar suas aulas mais atraentes e mais conectadas com o dia a dia de seus alunos, com o obejtivo de mantê-los interessados. É o caso dos 10 professores que desenvolveram os projetos apresentados nesta reportagem. Eles são os vencedores do prêmio Educador Nota 10 deste ano, realizado pela Fundação Victor Civita.  São trabalhos desenvolvidos na Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de diversas disciplinas e em diversas regiões do país. Usando assuntos do dia a dia dos alunos e elementos lúdicos, os projetos se destacam pela criatividade com que os temas foram abordados – e, claro, pelos bons resultados alcançados. Além disso, chama a atenção o fato de que, entre as 10 escolas vencedoras, só uma ser privada.  Veja nas fotos o que faz destes projetos exemplos para a educação brasileira.

Universidade Metodista

 

2. “O povo conta” – EE Padre Paulo (MG)

(Divulgação/ Fundação Victor Civita)
 
Projeto: “O povo conta” Escola: Escola Estadual Padre Paulo Cidade: Santo Antônio do Monte – MG No projeto “O povo conta”,desevolvido pela professora Ana Cláudia Santos, alunos do 6º ano da escola estadual Padre Paulo, em Santo Antônio do Monte (MG), trabalharam a produção de contos populares em verso e prosa. Depois da professora apresentar vários textos da tradição oral, os estudantes foram incumbidos da tarefa de pesquisar com familiares causos e contos orais tradicionais da região. O objetivo era discutir as diferenças entre a fala e a escrita. Para coroar o trabalho, as histórias descobertas pelos alunos foram reescritas para serem publicadas em um e-book no formato de coletânea.

3. Os guardiões dos sambaquis – EM Professora Maria Regina Leal (SC)

(Divulgação/ Fundação Victor Civita)


4. Escrevendo com lenga-lenga – EE Professora Laila Galep Sacker (SP)

(Divulgação/ Fundação Victor Civita)

Projeto: “Escrevendo com lenga-lenga” Escola: Escola Estadual Professora Laila Galep Sacker  Cidade: Sorocaba – SP Para ajudar no processo de alfabetização de seus alunos do 1º ano e aproximá-los do processo de construção de um texto, a professora Mara Elizabeth Mansani, escolheu os lenga-lengas – textos de frases curtas, rimadas e com repetições de palavras.  Depois de serem apresentados a esse tipo de texto, foi a vez das crianças escreverem, em pequenos grupos, suas próprias lenga-lengas.  O trabalho culminou na publicação das composições ilustradas em livros.




Por Beatriz Souza
Fonte: Exame