SEM NENHUM ÔNUS PARA A PREFEITURA, O NOVO SISTEMA DEVERÁ ESTAR DISPONÍVEL AOS USUÁRIOS EM CERCA DE DOIS MESES APÓS A ASSINATURA DO TERMO DE AUTORIZAÇÃO

> O que os escritores Raquel de Queiroz, José de Alencar e Patativa do Assaré têm em comum com os humoristas Chico Anysio, Tom Cavalcante, Renato Aragão e Tiririca? Todos são cearenses. Sem falar em músicos e artistas famosos, como José Wilker, Luiza Tomé e Raimundo Fagner. Esse Estado  nordestino, que não cansa de inovar em sua criatividade, chega mais uma vez, por meio de sua capital Fortaleza, ousando em suas iniciativas públicas. A aposta agora é a criação de um sistema de carros elétricos compartilhados.

A prefeitura de Fortaleza lançou em 21 de janeiro um edital de chamada pública para escolher a empresa responsável pela ação, que deve começar a funcionar em abril próximo. De acordo com o secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos – SCSP, Luiz Alberto Sabóia, que também é coordenador o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza – PAITT, a cidade buscou inspiração em outras regiões, para investir na medida. “Existente em países da Europa e nos Estados Unidos, o sistema dá exemplos de implantação e operação bem-sucedidas em Paris, Milão, Londres e Indianápolis , por exemplo”, explica.

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O projeto não trará nenhum ônus para a administração municipal, devendo estar disponível aos usuários em cerca de dois meses após a assinatura do Termo de Autorização.

Coordenado pela Secretaria por meio do plano de ações, o projeto, pioneiro no Brasil, vai ampliar as ações para uma mobilidade mais sustentável com um novo modo de transporte em Fortaleza, além de incentivar a carona amiga e reduzir a quantidade de veículos na cidade.

Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura de Fortaleza, o escopo do projeto está alinhado às condições, especificações e normas exigidas pela Lei Federal nº 9.503/1997 do Código de Trânsito Brasileiro e suas alterações, além da Lei Federal nº 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

O modelo de car-sharing, ou compartilhamento de veículos, visa à integração com os demais modos já existentes e em expansão na capital cearense, ou seja, com as bicicletas compartilhadas e os ônibus, que estão em crescente desenvolvimento de suas infraestruturas, como ciclovias, ciclofaixas e faixas exclusivas de ônibus durante a atual gestão municipal.

Como vai funcionar

A Prefeitura informa que o projeto piloto prevê o funcionamento de 15 carros e de dez estações. Os usuários que aderirem ao sistema vão pagar uma taxa de R$ 40 que será convertida em créditos para utilizar nos veículos. Trinta minutos de uso custarão R$ 20 e os excedentes serão cobrados avulsos e de forma inversamente proporcional: quanto mais tempo com o carro, menor o valor do minuto. Outros benefícios do sistema são a possibilidade de dividir os custos com um carona e de estacionar em vagas da Zona Azul, gratuitamente.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou o pioneirismo da iniciativa. “Esse é um projeto que começa com um piloto, mas à medida que houver a adesão do cidadão, vamos ampliar o número de estações e veículos, devendo contar com 30 estações até 2017”, diz.

Embora o edital não especifique a marca do veículo, a Prefeitura destaca que há apenas um modelo licenciado pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran. Trata-se de um BMW 100% elétrico, que utiliza vários materiais reciclados na sua estrutura, inclusive pneus. Com carga total, o veículo tem autonomia para rodar 200 quilômetros. Nas estações, a previsão é que os carros fiquem com a carga completa em três horas. O edital de chamada pública prevê que a empresa vencedora apresente carta de patrocínio e explore a publicidade no sistema.

O secretário de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, explica que a expectativa é que seja reduzida a participação dos transportes na emissão de gases de efeito estufa, assim como a poluição sonora, em benefício do meio ambiente. “A expectativa é que o novo sistema possibilite o uso equitativo da cidade e de todos os seus equipamentos e infraestruturas por todos. Dessa forma, vai oferecer uma alternativa inovadora para o deslocamento na cidade, promovendo também benefícios econômicos, sociais e ambientais”.

Para realizar o cadastro online, em plataforma a ser lançada em breve, o usuário deverá apresentar carteira de habilitação (CNH), comprovante de residência e pagar a taxa de adesão. Em plataforma online com aplicativo, o usuário poderá reservar qualquer veículo disponível em qualquer uma das estações e retirá-lo dentro de 15 minutos, podendo ainda oferecer e solicitar carona. A tarifação de uso será de um valor fixo acrescido de valor adicional por minuto de viagem. O usuário do sistema poderá dirigir pelo tempo que quiser.

Benefícios principais do novo sistema

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  1. Meio ambiente
    – Incentiva energias limpas e renováveis
    – Emissão zero de gases poluentes
    – Emissão zero de poluição sonora.
  2. Sociedade
    – Reduz a quantidade de veículos
    – Incentiva o sistema de carona
    – Fornece vagas exclusivas
    – Promove o consumo colaborativo.
  3. Individual
    – Veículos em excelente estado de conservação
    – Custo zero de aquisição
    – Custo zero de manutenção.

 

  Na prática

• Projeto de implementação de taxis elétricos
• Prefeitura de Fortaleza – Ceará
– Iniciou um programa de criação de faixas exclusivas, com priorização do transporte
– Criou o Programa de Expansão da Malha
Cicloviária, que alcançou um total de 137,5 km de infraestrutura implantada, sendo 80,5 km de ciclovias e 57 km de ciclofaixas
– Implementou o Bicicletar, programa que completou um ano de funcionamento e encerrou 2015 com 60 estações e 600 bicicletas compartilhadas em funcionamento, superando a meta do plano de 40 estações e 400 bicicletas
– Investiu em Binários. Com a entrega, em dezembro de 2015, do binário da Praia de Iracema, já somam seis implantados, na cidade – Após essas medidas, lançou em janeiro de 2016 o edital de lançamento de carros elétricos compartilhados O projeto já existe em países da Europa e nos Estados Unidos. Medida surgiu como alternativa para estimular a sustentabilidade e turismo local.


 

Mais informações:
Prefeitura Municipal de Fortaleza – Secretaria de Administração – Departamento de Imprensa Oficial  
Tel. (85) 3452-1746 

Saiba mais: 
O Governo Federal deu o primeiro passo para criar um mercado interno de carros elétricos e híbridos em 27 de outubro de 2015, com  a publicação da Resolução no 97/2015 que reduz o Imposto de Importação (II) de veículos equipados com estas tecnologias. A alíquota, que era de 35% até então, passou a variar entre zero e 7%. 

 

Robson Gisoldi