São Caetano do Sul subiu seis posições em relação ao ano anterior e passou a ser a segunda cidade mais sustentável do País. O resultado foi publicado pelo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) nesta semana.

O município do ABC Paulista está atrás somente da pequena Uru, no interior paulista, que tem pouco mais de mil habitantes. Além disso, é a única cidade da Grande São Paulo entre as 100 mais bem classificadas.

Universidade Metodista

São Caetano atingiu a pontuação 65,67, e integra uma seleta lista de municípios (de 3% do País) classificados como de alto desenvolvimento.

“Temos nos dedicado, diuturnamente, a aprimorar cada vez mais a prestação de serviços para atingir o padrão de excelência que os nossos moradores merecem”, exaltou o prefeito Tite Campanella.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

São Caetano está classificada como desenvolvimento muito alto em quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs): Água Potável e Saneamento; Energias Renováveis e Acessíveis; Ação Climática e; Proteger a Vida Marinha.

Segundo a prefeitura, entre as ações responsáveis pelo cumprimento dos objetivos são ter todos os domicílios com energia elétrica, 100% dos domicílios abastecidos com água, 100% de esgoto coletado e tratado e a coleta de lixo porta a porta (incluindo de materiais recicláveis).

O município se destaca também no cumprimento de outros sete ODSs, obtendo a classificação de desenvolvimento alto: Saúde de Qualidade; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Trabalho Digno e Crescimento Econômico; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Produção e Consumo Sustentáveis; e Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Em março, São Caetano já havia conquistado o segundo lugar no Ranking Nacional de Cidades Sustentáveis, desenvolvido pela plataforma Bright Cities.

Por, Bruno Hoffmann

Fonte: www.gazetasp.com.br