Blumenau e demais cidades do Vale Europeu se unem para discutir políticas públicas que fomentem a economia regional.

Quem nunca ouviu falar na maior festa alemã da América do Sul, a tradicional Oktoberfest de Blumenau, o Festival que celebra anualmente, no mês de outubro, as tradições germânicas? Foi também – e, principalmente -, por conta desse evento, que a cidade, localizada a 166 quilômetros da capital Santa Catarina, ganhou reconhecimento internacional.

O problema é que 19 dias de festa, por mais rentáveis que fossem para alguns comerciantes, atraindo cerca de 600 mil pessoas (somente em 2015),não eram o suficiente para manter o turismo pelo resto do ano, o que, aliás, acontece com outras cidades brasileiras que têm no setor sua principal atividade econômica e que vivenciam situações similares.

Universidade Metodista

Foi então que em 2013, com a entrada de novos gestores, Blumenau ganhou novos ares. Por entenderem que o município deveria basear-se no tripé turismo, indústria e comércio, criaram um calendário anual para fomentá-lo com a criação de políticas públicas favoráveis a este cenário. “Oktoberfest era uma marca muito forte, que ficou maior até do que a própria cidade.

Quando assumimos a administração, revertemos isso e passamos a cuidar dos outros 95% do calendário anual”, explica o secretário de Turismo, Ricardo Stodieck. “Passamos a investir em uma série de eventos, como Páscoa, Natal, aumentamos a Sommerfest (Oktoberfest de verão), investimos no Festival Brasileiro da Cerveja – que acontece em março, junto com Concurso Brasileiro da Cerveja -, que está na sua quarta edição e realizaremos pela primeira vez, neste ano, a Feira Brasileira da Cerveja”, detalha.

Esses novos direcionamentos fizeram com que Blumenau tivesse um calendário recheado de eventos o ano inteiro, passando a ser reconhecida, a partir de então, como a Capital Nacional da Cerveja – vale ressaltar que tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que concede a Blumenau tal título. Para registro, vale frisar, ainda, que a tradição cervejeira do município teve início há dois séculos, em 1860, com a chegada dos imigrantes alemães. Apenas dez anos após sua fundação surgiram as primeiras fábricas de cerveja, no município; a primeira edição da Oktoberfest aconteceu em 1984.

Para corroborar esse título, em março último foi lançada a Rota da Cerveja que, por enquanto, engloba cinco cidades da região – Blumenau, Brusque, Guabiruba, Ibirama, e Gaspar, e a partir de julho passarão a ser sete municípios, com a entrada de Pomerode e Timbó. “Esse projeto do Vale Cervejeiro vai representar para Blumenau o que o Vale dos Vinhedos representou para o Rio Grande do Sul”, afirma o secretário de Turismo.

Plano Municipal de Turismo

Com orçamento de R$ 1.350.000,00, sendo que 11% da atividade econômica do município está relacionada ao turismo, em novembro último 62 entidades públicas e privadas se uniram para dar vida ao primeiro Plano Municipal de Turismo da história de Blumenau, recentemente aprovado pela Câmara Municipal. Entre outras coisas, o plano prevê ações de marketing, infraestrutura, planejamento turístico, definições das vocações da cidade, etc. Sua implantação acontece com supervisão do Conselho Municipal de Turismo, que é composto por 27 membros de entidades da sociedade civil organizada e promove  reuniões a cada dois meses, abertas à população.

Turismo em Blumenau

Largamente reconhecido pelo turismo têxtil forte nas décadas de 60 e 70, abrigando grandes marcas de cama, mesa e banho, Blumenau sofreu com a crise industrial da década de 1980, que acarretou no fechamento de uma série de indústrias do setor. Este cenário estendeu-se até 1984, quando foi realizada a primeira edição do Oktoberfest, responsável por retomar o turismo sazonal no município. 22 anos depois da criação da Oktoberfest surgiu a Sommerfest, seguida do Festival Brasileira da Cerveja (2009), do Concurso Brasileiro da Cerveja (2012), e da Rota da Cerveja, lançada este ano.turismo1

De Convention Bureau à Estância de Governança

Há alguns meses, o Convention Bureau (estrutura regional independente, apartidária e sem fins lucrativos, que atualmente abrange 14 municípios) era o principal articulador do turismo regional. Porém, após iniciativa do Ministério do Turismo em dividir o Brasil em regiões chamadas de estâncias turísticas, por entender que a regionalização facilita e impulsiona o turismo, passou a chamar-se e a vigorar como Estância de Governança. Juntamente com a mudança de nome vieram adequações, como o aumento de municípios que integram o Vale Europeu, para 18 e a criação de produtos para a região, como o Roteiro Cervejeiro, entre outras ações que focam na profissionalização do turismo e na captação de eventos.

Empório Vila Germânica

Um dos principais pontos turísticos da cidade, e um dos mantenedores do extinto Convention Bureau – juntamente com outras 120 entidades e empresas – é o Empório Vila Germânica, que conta com 25 estabelecimentos de compras, lazer e gastronomia, construído e entregue em 2008 por meio de Parceria Público Privada, e que hoje abriga uma série de eventos durante o ano todo. Em 2015, o complexo da Vila Germânica, em Blumenau, ganhou novo pavilhão com cerca de 4.500m², construído por meio de parceria entre as marcas Brasil Kirin e Eisenberg, ao custo de R$ 12 milhões de reais, com a contrapartida de uso exclusivo do espaço durante seis anos. Além de ser um complemento a mais para a Oktoberfest, este pavilhão é vocacionado para eventos, bem como o projeto do Centro de Convenções – anexo ao Parque Vila Germânica – com capacidade para 1.200 pessoas, que será licitado até o final deste ano, com recurso do Governo do Estado, totalizando um investimento de R$ 14 milhões de reais. “Nosso objetivo é ser a melhor cidade do Brasil para realização de eventos de pequeno e médio porte”, resume o secretário de Turismo, Ricardo Stodieck.

Na prática

• Criação do Plano Municipal de Turismo

• Prefeitura de Blumenau – Santa Catarina

– O gestor acreditou no turismo como principal atividade econômica do município

– Criou políticas públicas de fomento ao turismo, entre elas o Plano Municipal de Turismo

– Adequou-se enquanto Estância de Governança

– Buscou recursos na Lei Rouanet para eventos culturais e buscou emendas parlamentares de deputados federais e senadores

Mais informações:

www.blumenau.sc.gov.br