Diante de tantos problemas enfrentados nos primeiros dias de vacinação nas áreas de logística, registros manuais duplicados, recebimento de doses diferentes na segunda aplicação e desvios de materiais, empresas de consultoria e tecnologia do Rio Grande do Sul e Santa Catarina desenvolveram uma plataforma de controle, logística e validação das vacinas contra a Covid 19, a CONTROVAC, que controla o processo de ponta à ponta a partir de usuário e senha, minimizando fraudes. A plataforma ainda oferece, via registro positivo de vacinação para cada usuário, um QRCODE de comprovação de imunização denominada de VALIDAVAC.

Segundo seus desenvolvedores, o processo de preparação para essa solução foi iniciado em 2020 antes da aprovação das vacinas, cuja preocupação maior era com a demanda e os riscos inerentes de uma operação desse porte. “Os problemas enfrentados pelo descontrole do processo nos primeiros dias de vacinação, incentivaram a equipe de desenvolvimento a criar mais mecanismos capazes de suprir todas as demandas para garantir segurança em toda a cadeia do processo”, salientou um dos diretores da Competência, Adriano da Silva. O controle é feito através de uma ferramenta e o armazenamento de dados é em nuvem.

Universidade Metodista

Uma proposta da solução já foi protocolada no Ministério da Saúde, em dezenas de municípios individualmente e alguns Estados; além de organizações como a Federação Nacional de Prefeitos (FNP) e outras organizações municipais. Brevemente, alguns Entes Federados já começam a operar essa solução tecnológica, com agendamento na plataforma de todos os seus munícipes.

Dentro das prioridades determinadas pelo Ministério da Saúde, a plataforma faz automaticamente o agendamento, determinando o local e a data onde a pessoa vacinada deve se dirigir e, ao mesmo tempo, ajusta a logística de envio das doses ao local onde deverá acontecer e a quem pertencem aquelas doses. Feita a vacinação e o registro segundo a PORTARIA GM/MS Nº 69, DE 14 DE JANEIRO DE 2021, automaticamente gera a data da segunda dose e qual deverá ser aplicada.

Considerada uma das coisas mais importantes da solução, está o certificado VALIDAVAC. Todas as pessoas vacinadas terão um QR code que identificará, na plataforma, que já foi imunizada e poderá enfrentar eventuais restrições que ocorrerão, certamente nos próximos meses. O portal da solução está disponível para mais informações: www.controvac.com.br.

Da redação