Internet gratuita na orla de Maceió é resultado de parceria entre a Prefeitura e empresa de telecomunicações; iniciativa pretende potencializar promoção espontânea da capital alagoana como destino turístico

“Aqui tem Wi-Fi?” Essa pergunta é provavelmente repetida a todo momento, em todos os cantos do mundo. Em bares ou restaurantes, hotéis ou pousadas, bibliotecas ou shoppings, todos os navegantes regulares da internet já a fizeram. Afinal, o estilo de vida das pessoas está cada vez mais baseado na hiperconectividade, hipermobilidade e hiperinformação. A partir deste cenário, um local torna-se muito mais atrativo ao oferecer acesso gratuito à internet, seja ele um ambiente cultural, gastronômico, turístico ou até mesmo estudantil.

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Uma das mais atrativas características da  internet – se não a mais – é a instantaneidade. Processos que antes levavam horas, hoje se realizam com uma simples sequência de toques na tela do smartphone. Fotografar, filmar, pesquisar e publicar tornaram-se atividades diárias e comuns a todos. Mas, tudo isso pode ser ainda mais atraente se o internauta estiver à beira-mar, e esse foi o intuito da Prefeitura de Maceió ao colocar em prática em seu perímetro litorâneo, um projeto pioneiro: o Praia Digital. Realizado em parceria com a empresa de telecomunicações Vivo, o serviço consiste em disponibilizar internet wireless grátis na orla da cidade. Maceioenses e turistas podem utilizar o serviço de banda larga entre as praias de Pajuçara e Jatiúca. A iniciativa visa a potencializar a promoção espontânea da capital alagoana como destino turístico, além de oferecer a conexão como benefício para a população. De acordo com o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, além de democratizar o acesso à rede na zona mais turística da cidade, a parceria fortalece a presença virtual do município. “Com ampliação da conectividade na orla, os usuários vão poder ter acesso a informações de qualidade sobre nossa cultura, nossa gastronomia, nosso potencial para as atividades de aventura, entre outras. Esse marketing digital é essencial para promover a competitividade da capital como destino junto aos novos públicos”, reforça o secretário.

• Felipe Menezes