Crianças e adolescentes da faixa etária de seis a 16 anos, de baixa renda, terão a oportunidade de aprender sobre games, criação de aplicativos e robótica em oficinas totalmente gratuitas. A Escola de Robótica Manaós Tech for Kids e a Fab Lab firmou um Acordo de Cooperação Técnica nesta terça-feira (7), com a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) de Manaus.
O acordo tem como objetivo a democratização do acesso à tecnologia para crianças e adolescentes que não têm condições de pagar por cursos voltados para a área de tecnologia e inovação.

Nós da Manáos Tech for Kids estamos muito felizes em realizar essa parceria que, com certeza, irá gerar frutos incríveis na educação dessas crianças e adolescentes. Enxergamos também essa parceria como mais uma excelente oportunidade para que possamos mostrar o nosso potencial como Escola de Educação Tecnológica, além de poder contribuir para uma futura formação dessa garotada”, ressaltou o diretor da Escola, Luiz Garcia Júnior.

Universidade Metodista

Cada oficina terá a duração de três horas. As atividades fazem parte do projeto: “Aprendendo Profissões, Empreendendo o Futuro 4.0”, lançado no final de 2018 pela Semtepi e composto por cursos voltados para a Indústria 4.0. O público-alvo são crianças e adolescentes de seis a 16 anos de idade. As oficinas também fazem parte da colônia de férias de inovação da Semtepi que é direcionada ao público infanto-juvenil.

“Nós da Prefeitura de Manaus, por meio da Semtepi, temos a satisfação de agradecer a escola Manaós Tech pela oferta de 60 vagas para as crianças e adolescentes. Esses cursos são de fundamental importância porque vão aguçar a curiosidade de nossas crianças para a linguagem de programação que é a linguagem do futuro, a linguagem da Indústria 4.0. São os nossos profissionais do futuro sendo trabalhados hoje pela Manaós Tech e pela Prefeitura de Manaus nessa parceria exitosa”, destacou o titular da Semtepi, Marco Pessoa.

Segundo o Acordo de Cooperação Técnica, no total, serão 120 vagas ofertadas, sendo 60 pela Fab Lab e outras 60 pela Manaós Tech.



As vagas da Manaós Tech serão distribuídas entre as seguintes oficinas:

Robótica (15 vagas)
Período de realização – 15/01, das 14h às 17h.
Local – Instituto Batista Ida Nelson – Avenida Humberto Calderaro Filho, 447, Adrianópolis.

Coder (15 vagas)
Período de realização – 20/01, das 14h às 17h.
Local – Instituto Batista Ida Nelson – Avenida Humberto Calderaro Filho, 447, Adrianópolis.

Gamer (15 vagas)
Período de realização – 22/01, das 14h às 17h.
Local – Instituto Batista Ida Nelson – avenida Humberto Calderaro Filho, 447, Adrianópolis.

Coder (15 vagas)
Período de realização – 24/01, das 14h às 17h.
Local – Instituto Batista Ida Nelson – avenida Humberto Calderaro Filho, 447, Adrianópolis.Da parceria com a Fab Lab, serão ofertados os seguintes cursos:

Circuito de Papel (15 vagas)
Período de realização – 14/1, das 14h às 17h
Local – Sede da Semtepi

Programação com Scratch (15 vagas)
Período de realização – 16/1, das 14h às 17h
Local – Sede da Semtepi

Carrinho Robô (15 vagas)
Período de realização – 21/1, das 14h às 17j
Local – Sede da Semtepi

Realidade Aumentada (15 vagas)
Período de realização – 23/1, das 14h às 17h
Local – Sede da Semtepi

Inscrições

Para participar, os pais e responsáveis poderão fazer as inscrições presencialmente no Escritório do Empreendedor, localizado na sede da Semtepi, à rua Rio Jamary, 77, conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, nos dias 9 e 10 de janeiro (quinta e sexta-feira), respectivamente, no horário de 8h às 12h, com a ficha técnica de inscrição e a declaração de renda (disponíveis no Edital 001/2020 no site da Semtepi) devidamente preenchidos.

De acordo com a Semtepi, no ato da inscrição, o candidato poderá optar por até duas atividades. Mas é importante frisar que a inscrição não garante ao candidato a participação na colônia de férias.
A divulgação com o resultado dos aprovados nas oficinas será feita no sábado (11), a partir das 17h, no site da Semtepi (https://semtepi.manaus.am.gov.br). Os selecionados deverão levar documentação solicitada no edital: RG, CPF, Comprovante de residência e escolaridade (original e cópia) no primeiro dia de aula do curso em que foram aprovados.

Fonte: Portal Amazônia