O projeto aplicado na rede ensino em Duque de Caxias, faz parte do programa de segurança da ONU

 > A Secretaria Especial de Defesa Civil e Políticas de Segurança – SEMDECPS de Duque de Caxias, em parceria com Secretaria Municipal de Educação – SME, desenvolve desde agosto de 2013, o Projeto “Escolas Seguras, Alunos Resilientes”, na rede municipal de ensino. O projeto faz parte de um conjunto de ações que visa a tornar o município cada vez mais resiliente em desastres, por intermédio do Programa “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade Está se Preparando”, coordenado pela Organização das Nações Unidas – ONU, do qual a cidade é signatária desde junho de 2013.

Além da coordenação da SEMDECPS e da SME, a iniciativa conta ainda com o apoio dos membros da Rede de Servidores, Voluntários e Amigos da Comunidade – Rede SVAC, com cerca de 5.200 pessoas cadastradas. O objetivo do Projeto é desenvolver a capacidade de resiliência de alunos, professores e funcionários, por intermédio de palestras e atividades para situações de emergência, por meio de um plano de mobilização preventiva e a realização de exercício simulado de desocupação completa do prédio escolar, além de desenvolver a percepção de situações de riscos.

Universidade Metodista

Em 2016, o Projeto ESAR chegou à marca de quarenta mil pessoas capacitadas, em 120 escolas municipais contempladas, de um total de 174 unidades de ensino de Duque de Caxias, com 90 mil alunos.

Veneza Macauba