Por Marianna Fanti

Depois de “pendurar as chuteiras”, trabalhar como auxiliar técnico e técnico em diversos clubes, inclusive no próprio Santo André, Sandro Rogério Pires, mais conhecido como Sandro Gaúcho, dedica-se atualmente aos projetos sociais que criou na cidade de Santo André – “Melhor Idade” e “Gol da Conquista”, localizados na Vila Curuçá e Parque Erasmo, respectivamente. Ambos os projetos são gratuitos e focados na população de baixa renda.

Universidade Metodista

O primeiro “Melhor Idade” atende ao público da terceira idade, oferecendo aulas de artesanato, ginástica, massoterapia e terapia em grupo. Já o “Gol da Conquista” oferece aulas de esportes (especialmente futebol), educação e cidadania, envolvendo centenas de crianças e adolescentes carentes da cidade.

Oriundo da cidade de Bagé (Rio Grande do Sul), Sandro reside há mais de 15 anos no município andreense. Aos 48 anos, o ex-jogador destaca-se pela atuação como embaixador social do Esporte. “Sinto que precisamos “virar o jogo”, e dar ao esporte a sua importância devida na cidade”, explica. “Os cidadãos sabem que o Esporte é muito pouco utilizado pelo Poder Público – a Copa do Mundo e as Olimpíadas escancararam essa fraqueza. É preciso ressaltar que o Esporte é muito mais do que o futebol ou entretenimento. O Esporte é transversal e de forma extraordinária contribui para a educação, cultura, saúde e até para o turismo de uma cidade. Além disso, precisamos criar mais políticas públicas voltadas aos jovens, estimulando o seu papel como cidadão e o empreendedorismo”, ressalta.