Considerada uma das melhores viagens do mundo, Foz do Iguaçu se destaca pela gestão integrada no Turismo 

Privilégio, mas também muita responsabilidade é administrar a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. O município é o terceiro destino mais procurado por turistas brasileiros, despontando na frente das capitais da região sul, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Universidade Metodista

Chancelado pela mídia internacional por oferecer aos visitantes uma das melhores viagens do mundo, o município recebe anualmente mais de dois milhões de turistas, nacionais e estrangeiros. A cidade, inclusive, foi premiada por “Boas Práticas no Turismo”, em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, no Índice Competitividade do Turismo Nacional, divulgada pelo Ministério de Turismo. Os grandes investimentos conduzem Foz do Iguaçu à crescente evolução, administrados pela Secretaria Municipal de Turismo – SMTU. Desde 2011, já foram investidos 80 milhões de reais junto a financiadores nacionais e internacionais.

Segundo o diretor de Desenvolvimento de Turismo, José Borges Bomfim Filho, a junção de órgãos públicos e privados tem possibilitado a realização desta grande empreitada. “Os órgãos públicos têm recursos limitados; portanto, as parcerias com instituições privadas se fazem necessárias e a captação de novos investidores tem possibilitado ações inovadoras, com resultados satisfatórios para todos. Enfim, a canalização dos esforços e união da comunidade local, em prol de um mesmo objetivo, resulta na sinergia que tem agregado pontos positivos para Foz do Iguaçu”, resume.

foz1


O papel do Profoz

A principal ferramenta da gestão municipal é o Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos -Profoz, organização que atraiu a atenção do Ministério de Turismo pela competência no planejamento, elaboração de projetos e monitoramento, além da promover a imagem da cidade para o Brasil e mundo. O Núcleo é formado pela Gestão Integrada do Turismo do Destino Iguaçu, subsidiado pela Prefeitura Municipal, em parceria com Secretaria Municipal, Itaipu Binacional. O Fundo de desenvolvimento e Promoção Turística Iguaçu e Iguassu Convention & Visitors Bureau também são responsáveis pelo Núcleo.

De acordo com o coordenador do Profoz, Nuno Maia Areia, a missão é contribuir com o desenvolvimento do turismo no destino em todas as suas dimensões, apoiar o crescimento e Fortalecimento do setor. “Os administradores buscam parceiros que participem ativamente com ideias e ações para a melhoria da cidade. Um exemplo é a Faculdade Uniamérica, onde os acadêmicos dos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Engenharia Civil da Faculdade
desenvolveram o primeiro Portfólio de Monumentos Urbanos, com projetos arquitetônicos, que será utilizado em espaços públicos, subutilizados ou depredados”. Foz tem muitos atrativos que despertam interesse não apenas de investidores, mas também empreendedores; o setor terciário é responsável por 75% da fonte de renda do município, as atividades de hotelaria, gastronômicas, transportes, comércioe serviços potencializam a o PIB do Município. O destaque é a rede hoteleira, que mantém ocupação quase completa durante todo ano. “Dos 27 mil leitos distribuídos entre hotéis super luxo e econômicos, 85% receberam hóspedes no ano passado, superando as expectativas dos administradores. 2015 foi um ano atípico; o aumento do câmbio, devido à crise econômica no Brasil, favoreceu o crescimento do turismo nacional, e também a visita de mais turistas estrangeiros devido à queda da nossa moeda,” completa o diretor.

foz2As Cataratas do Iguaçu

A grande atração de Foz do Iguaçu é a singularidade de seus monumentos naturais. O cenário exuberante do Rio Iguaçu se estende por 1.320 quilômetros e o desnível do terreno forma o espetáculo das 275 quedas d´água, que dão origem às Cataratas do Iguaçu, a maior do planeta. Tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1986, localizada dentro Parque Nacional do Iguaçu, faz divisa com a Argentina. As Cataratas têm 19 saltos principais, três deles no Brasil e os demais na Argentina, onde está situada a Garganta do Diabo, uma profunda fenda provocada pela erosão, por onde a arte principal das Cataratas se precipita lateralmente. A Garganta do Diabo tem quase 85 metros de altura e seu formato lembra uma ferradura. Há várias maneiras de desfrutar a região, como trilhas, passeios em botes infláveis e banho em suas cachoeiras, entre outras.


Usina de Itaipu

Outro rio que também se destaca mundialmente é o Rio Paraná, que abriga a Usina de Itaipú, a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo. Ranqueada entre as sete maravilhas da engenharia, segundo lista elaborada pela Associação de Engenharia Civil dos Estados Unidos, a usina é responsável pelo fornecimento de quase 20% de energia para os brasileiros e 75% para o Paraguai. A gigantesca Itaipu é formada por uma barragem de 7.919 metros de extensão e altura máxima de 196 metros, o que desperta o interesse de todos que visitam a região.


Tríplice Fronteira

O marco das três fronteiras, que deu origem à Ponte Internacional da Amizade – divisa entre Brasil e Paraguai – e Ponte da Fraternidade – divisa entre Brasil e Argentina, é o segundo destino dos turistas estrangeiros. O fácil acesso pelas cidades Puerto Iguazú, na Argentina e Ciudad Del Este, no Paraguai, possibilita aos visitantes a oportunidade de fazer compras em três países diferentes.

O Centro Comercial de Foz dispõe de uma grande variedade de artesanato, com destaque para o artesanato local de Ñandeva, em parceria de Itaipu, que busca o fortalecimento de uma identidade trinacional na região de fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai. Os atrativos de Foz do Iguaçu ainda incluem o parque das Aves, um dos maiores da América Latina, abrigando mais de 900 aves de 150 espécies. Para quem gosta de fantasia, o Museu de Cera Dreamland apresenta 16 cenários com dezenas de estátuas, que encantam o visitante e a imaginação; passeios culturais também fazem parte do tour, como o tradicional Ecomuseu, que conta a história da cidade La Aripuca, atração turística de origem indígena, em Puerto Iguazú. A cidade oferece, por fim, excelente estrutura para turistas familiares, de negócios ou para eventos nacionais e internacionais.


Foto: Banco de Imagens Destino Iguaçu

Foto: Elaine Mota /SETUR FOZ Foto: Banco de Imagens Destino Iguaçu
Turismo/Gestão Integrada