A 19ª ESTAÇÃO DE COLETA VAI FUNCIONAR DE DOMINGO A DOMINGO, DAS 8h ÀS 19h, INCLUSIVE FERIADOS

Com o fim de atender principalmente à população do Parque João Ramalho e do Jardim Sorocaba, desde 23 de setembro último está funcionando a 19ª Estação de Coleta de Santo André, a EC Sorocaba, equipamento instalado na avenida Sorocaba, 1.001.  Com este novo ecoponto, instalado em espaço de 630 m², a expectativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é reduzir o descarte irregular de resíduos em 13 pontos monitorados da região.

Segundo Afonso Luis da Silva, diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, a Estação funcionará em horário estendido, ou seja, de domingo a domingo, das 8h às 19h, inclusive feriados. “Queremos aproximar a população deste novo equipamento, para que ela o utilize corretamente para o descarte de recicláveis, evitando os pontos irregulares”, disse o diretor, explicando que agora Santo André conta com 12 ecopontos, que ficam abertos até de noite e nos fins de semana, o que facilita a vida dos moradores.

Universidade Metodista

Uma das novidades do novo equipamento é que ele já conta com câmeras de segurança, que vão ajudar o Semasa a monitorar a movimentação no local, além de coibir ações de vandalismo. O ecoponto também foi entregue com guarita em alvenaria, piso em concreto, cercamento com muro e tela, sistema de drenagem de águas superficiais, caçambas estacionárias reformadas, equipamento para acondicionamento de lâmpadas, iluminação com refletor fotovoltaico e área ajardinada.

Equipamentos públicos e de uso gratuito, as Estações de Coleta estão equipadas para que os munícipes possam fazer o descarte correto de resíduos recicláveis e inservíveis (como restos de construção civil e demolição, madeira, pneus, eletroeletrônicos, lâmpadas, móveis velhos, óleo vegetal, pilhas e baterias domésticas), colaborando assim para a manutenção do meio ambiente e da saúde pública. A população pode depositar até 1m³ de resíduos mensalmente, o equivalente a 10 sacos de 100 litros.

 

Foto: Divulgação/Semasa