PREFEITURA DE PRAIA GRANDE IMPLEMENTA EQUIPAMENTOS NA PRAIA PARA QUE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TENHAM MOMENTOS DE LAZER

 > Pessoas com deficiência também têm acesso ao lazer em Praia Grande, litoral sul de São Paulo. Implementado em 2010 pela prefeitura da cidade, em parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o Programa Praia Acessível é uma iniciativa que oferece equipamentos para auxiliá-las na praia e no banho de mar, com segurança.

Na cidade são dez cadeiras feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia e também não afundam na água. Os equipamentos são fornecidos gratuitamente aos sábados, domingos e feriados. A recepção do público foi muito positiva. Segundo a prefeitura de Praia Grande, nos dez primeiros meses de 2015 foram realizados mais de 200 atendimentos, sendo 84 mulheres e 78 homens. Mais de 60% dessas pessoas possuem mais de 18 anos, são portadoras de deficiências física ou motora e, ainda, estão visitando a cidade.

Universidade Metodista

Segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE são 20.311 homens e 26.824 mulheres com algum tipo de deficiência em Praia Grande, para uma população total de 299.261 habitantes. A prefeitura da cidade arca apenas com os custos dos salários dos servidores envolvidos, materiais de escritório, consumo de água e de luz e manutenção. “Caso outra cidade tenha interesse no programa deverá entrar em contato com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência para, em caso de aprovação, ser formalizado um termo de convênio entre as artes”, afirma Sérgio Pontes, secretário-executivo da Secretaria de Esportes e Lazer de Praia Grande.

Como participar
Quem quiser fazer parte do Programa Praia Acessível, basta comparecer ao quiosque instalado na praia do Bairro Guilhermina, na Avenida Presidente Castelo Branco, esquina com a Rua Leblon. No local estão de prontidão um professor, um auxiliar de enfermagem e um estagiário administrativo para ajudar.

Felipe Martins