Município da Paraíba subsidia distribuição de remédios e tratamento para animais de produtores rurais com baixa renda.

Você já imaginou uma cidade onde os animais recebam tratamentos e remédios gratuitos? Para os apaixonados por bichinhos esse seria o paraíso, e a boa noticia é que de fato este lugar existe. A 364 quilômetros de João Pessoa, com aproximadamente 25 mil habitantes, o município de Itaporanga – localizado na região do Vale do Piancó, teve uma iniciativa pioneira, que ganhou destaque em todo estado da Paraíba.

Há dois anos, o prefeito Audiberg Alves de Carvalho sancionou a lei nº 865/2014, que dispõe sobre a instituição do Programa de Farmácia Veterinária Básica, com aplicação de recursos financeiros na promoção de ações de incentivo e fomento ao tratamento de saúde preventiva e curativa dos animais do município. A ideia do projeto partiu do então secretário de Agricultura e Meio Ambiente e atual assistente técnico da Farmácia, Francisco Lemos.

Universidade Metodista

Inaugurada em janeiro deste ano, o estabelecimento distribui remédios e oferece atendimento gratuito para agricultores de baixa renda, que tenham algum beneficio dos projetos sociais do Governo Federal. “As consultas e remédios são gratuitos para os pequenos criadores que se enquadrem no cadastro do programa municipal. Já no caso dos cães e gatos, cujos donos estejam fora do perfil, é franqueada apenas a consulta”, explica Hermes Rodrigues, secretário de Agricultura e Meio Ambiente. O objetivo do projeto é atender principalmente aos pequenos produtores rurais, mas também os animais de pequeno e médio porte, em casos de urgência.

O local dispõe de antibióticos, analgésicos, vermífugos, anti-inflamatórios, antitóxicos e suplementos vitamínicos. O suprimento de medicações é mantido com os recursos do próprio município, que faz a reposição do estoque conforme a demanda local, e destina anualmente R$ 12 mil reais mensais, para o funcionamento do local. A farmácia funciona com uma veterinária e um assistente técnico, e desde sua criação atendeu aproximadamente 45 produtores e 50 animais, além dos 33 medicamentos distribuídos.

Na prática

Lei municipal no 865/2014, que institui a Farmácia Veterinária Básica.

  • Prefeitura Municipal de Itaporanga-Paraíba.
  • Este projeto pode ser implementado em qualquer prefeitura do País, bastando para tanto que o gestor responsável demonstre interesse, e crie políticas públicas compatíveis com o tema em seu município. Para tanto, basta seguir medidas como as adotadas em Itaporanga-PB:

– Foi sancionada lei municipal que institui uma Farmácia Veterinária Municipal, inteiramente subsidiada pelo município.

– Só podem retirar os medicamentos ou dispor das consultas com a veterinária, agricultores rurais de baixa renda que fazem uso de algum benefício dos projetos sociais do Governo Federal.

Objetiva a promoção de ações de incentivo e fomento ao tratamento de saúde preventiva e curativa dos animais do município.

Mais informações:

www.itaporanga.pb.gov.br