Iniciativa leva atendimento de qualidade aos bairros mais longínquos de Catalão.

O cenário da saúde é alarmante na maior parte dos municípios brasileiros.Filas, falta de remédio, descaso e mau atendimento são apenas alguns dos principais problemas que figuram uma lista extensa. Mas, o município de Catalão – GO, é um exemplo de que basta boa vontade, aliada à criação de políticas públicas que amenizem esses problemas e facilitem a vida da população.

Com base na portaria nº 2.488 do Ministério da Saúde, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, a Secretaria de Saúde criou o programa UBS Móvel – em vigor desde o início deste ano -, na verdade um ônibus adaptado que percorre as 27 microrregiões mais carentes do município. Normalmente, a UBS Móvel permanece até três dias no mesmo bairro, voltando ao mesmo local, após 25 dias. A agenda itinerante é divulgada por meio de programas locais de rádio e no site da Prefeitura.

Universidade Metodista

Entre os serviços oferecidos estão consultório  médico e odontológico, tendas com atendimentos de fisioterapeuta, nutrólogas, terapeuta ocupacional, psicólogo, enfermeiro e ainda distribuição de remédios, previstos na relação nacional de medicamentos.

Criada com o objetivo de desafogar as filas existentes nas 14 Unidades Básicas de Saúde do município, além de beneficiar aqueles que moram em locais longínquos e não tem condições físicas ou financeiras de se locomover até a UBS mais próxima, desde janeiro último, a UBS Móvel já atendeu cerca de 3.500 pessoas. “Trata-se de um serviço permanente, não é uma campanha”, afirma o médico e prefeito, Jardel Sebba. “Estamos equipando o segundo ônibus, que deve iniciar os atendimentos em maio próximo”, detalha.

Segundo ele, o principal objetivo desta iniciativa é a prevenção de doenças, que afetam diretamente nos gastos da cidade, com Saúde. “É menos custoso para o município e mais benéfico para a população prevenir doenças, do que tratá-las depois de instaladas”, afirma. Quem registra maior procura pelo ônibus é o público feminino, além de idosos com diabetes, hipertensão e problemas de obesidade. A iniciativa ainda contribuiu significativamente para a diminuição do êxodo de pacientes de um bairro para o outro, além de desafogar as UBSs. “A população tem elogiado muito a qualidade do atendimento, desde o médico até o enfermeiro”, relata o gestor.

Saúde no rumo certo

O município, que recentemente recebeu sua primeira Unidade de Pronto Atendimento – UPA, recentemente, e conta ainda com outras iniciativas, como a entrega de seis novas UBSs até o final do ano e o centro de pediatria e farmácia popular, que funcionam diariamente até às 22 horas. O atendimento em domicílio é feito por médicos e enfermeiros, na residência de pessoas que não têm como se locomover, e que foram previamente mapeadas pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS. Entre as iniciativas consta ainda a entrega de medicamente em domicílio para 3.500 pacientes cadastrados com doenças crônicas.

O orçamento destinado para Saúde gira em torno de 17% da arrecadação do município, ou seja, aproximadamente R$ 3 milhões de reais por mês, além dos recursos provenientes dos governos federal e estadual, que estão na casa do R$ 1,5 milhão.

Na prática

  • Criação da UBS Móvel com o objetivo de desafogar as filas existentes nas 14 Unidades Básicas de Saúde do município, além de beneficiar aqueles que moram em locais longínquos, e não tem condições físicas ou financeiras de se locomover até a UBS mais próxima.
  • Prefeitura de Catalão – Goiás – Detectou a necessidade de uma UBS Móvel para atender a população de bairros mais afastados – Equipou um ônibus com equipamentos e profissionais da área da saúde; – Divulgou a iniciativa em rádios locais e no site da prefeitura.

Mais informações:

www.catalao.go.gov.br

Saiba mais:

Não se fez necessária a criação de legislação específica para a implantação desta ação; porém, a Prefeitura baseou-se na portaria nº 2.488 do Ministério da Saúde, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica.