PREFEITURA DE APARECIDA DE GOIÂNIA INOVA E INCENTIVA AGRICULTURA EM LOTES URBANOS

 > “Debulhar o trigo. Recolher cada bago do trigo, forjar no trigo o milagre do pão e se fartar do pão”. A composição de Chico Buarque, em parceira com Milton Nascimento, “O Cio da Terra”, passa no decorrer de suas estrofes a leveza do cultivo no campo, sob o olhar de que a terra deve ser tratada com carinho na produção do alimento de cada dia.

Universidade Metodista

Esse pensamento muitas vezes acaba ficando distante para quem vive em áreas urbanas, formadas por selvas de pedra e asfalto. Porém, a prefeitura de Aparecida de Goiânia, cidade com aproximadamente 150 mil habitantes, localizada em Goiás, lançou um projeto que leva a agricultura para a cidade, envolvendo toda a comunidade local.

A ação, denominada Agricultura Urbana, já entrou em operação e tem como objetivo geral promover a recuperação e preservação de áreas ambientais e o incremento de atividades socioeconômicas de forma sustentável. A intenção é ocupar os espaços urbanos, públicos ou privados, que estão ociosos, abrigando entulhos e servindo principalmente de criadouros para o mosquito Aedes aegypti.

Uma das formas de ocupação é a implantação de lavouras. “Já foram plantadas mandioca e feijão de corda, na primeira área. Três áreas foram destinadas às lavouras neste primeiro momento: a do setor Rosa dos Ventos, outra no Parque Itamaraty e a terceira no Jardim Belo Horizonte. A primeira será cuidada pelo pessoal do projeto Lapidando Tesouros (associação que atende cerca de 80 dependentes químicos) e as demais por igrejas da região”, informa Cilene Alves, secretária de Regulação Urbana. A produção do projeto será destinada ao consumo das próprias entidades responsáveis pelo cultivo e manutenção da área cedida. A contrapartida é o repasse de 10% dessa produção ao Banco de Alimentos do município, para consumo dos trabalhadores municipais, escolas e Cmeis.

“Com certeza esse é um projeto que deveria ser espalhado para todo o Brasil. Atinge várias demandas, muda a paisagem, produz alimento e treinamento e as pessoas aprendem uma profissão”

Campo na cidade Foto: Divulgação

Campo na cidade Foto: Divulgação

PARCERIAS

A medida está sendo desenvolvida por meio de parcerias com a administração pública local, como Federação da Agricultura, Pecuária de Goiás (Faeg); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).O projeto é uma continuidade do Programa Especial de Proteção de Nascentes, iniciado em setembro de 2015. Na primeira etapa do programa foi feito o trabalho de fechamento, identificação e recuperação das áreas de preservação do município, que ainda está em andamento.

Campo na cidade Foto: Divulgação

Campo na cidade Foto: Divulgação

De acordo com Cilene, tudo começou com uma reunião entre o prefeito da cidade, Maguito Vilela, no ano passado, com a FAEG. Na ocasião, o gestor se encantou pelo projeto, decidiu estruturá-lo e passou a buscar parceiros. “Ele foi muito bem aceito e estamos felizes porque as pessoas estão interessadas.

Furnas (empresa brasileira de economia mista subsidiária da Eletrobras) cedeu uma área de dois hectares e meio e os membros da associação já fizeram curso no Senar. Além disso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa nos doou sementes”, destaca a secretária, salientando que o projeto é todo feito por parcerias e até mesmo a madeira de cercamento foi conseguida por apreensões feitas pela Prefeitura. “Com certeza esse é um projeto que deveria ser espalhado para todo o Brasil. Atinge várias demandas, muda a paisagem, produz alimento e treinamento e as pessoas aprendem uma profissão. Os membros da associação Lapidando Tesouros já estão aprendendo o cultivo hidropônico. A medida pode atender muitos municípios. Deve ser copiada e estamos à disposição para orientar”, conclui a secretária Cilene Alvez, destacando que o próximo passo é estimular a piscicultura, no município.

Na prática

• Prefeitura de Aparecida de Goiânia – Goiás
• Criou o projeto Agricultura Urbana, que consiste em ocupar lotes abandonados na cidade, sejam particulares ou públicos, com plantações agrícolas
– O projeto foi iniciado com reuniões com possíveis parceiros
– A seguir foi realizada uma ampla busca por doações de áreas, sementes e capacitação dos trabalhadores
• A iniciativa surgiu para evitar que áreas urbanas ficassem abandonadas. A medida muda a paisagem e evita a proliferação de insetos e acúmulo de entulho. Trata-se de uma iniciativa sem custo, apenas promovida pela articulação da Prefeitura com entidades de classe e sociedade civil.

Mais informações:
Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia.
Telefone:(62) 3545-5800

Robson Gisoldi