Considerada a capital do esporte, Vitória, capital do Espírito Santo, não tem poupado esforços para investir no segmento, com atenção especial às crianças, adultos, idosos e também a atletas de alto rendimento

Apenas no ano passado foram entregues muitos espaços esportivos, iniciados novos projetos e campeonatos, além de aumento significativo no número de praticantes de atividades físicas: 11 mil usuários. As Academias Populares saltaram de três para seis, enquanto as dedicadas a pessoas idosas dobraram de 20 para 40 equipamentos. Logo no verão, a Prefeitura monta anualmente a Arena Vitória Verão. As areias da praia de Camburi, durante duas semanas, oferecem aos visitantes aulas de zumba, futebol de areia, colônia de férias, lutas e vôlei. Mas, o esporte não para ao fim da estação. Os idosos são beneficiados com o dobro de academias próprias para esse público desde 2013 – saltaram de 20 para 40 – principalmente nas comunidades de Jesus de Nazareth, Alagoano, Maruípe, São José, Bento Ferreira, Fradinhos e Romão.

Universidade Metodista

Enquanto isso, os menores participam dos Jogos Escolares de Vitória, que dão visibilidade ao esporte escolar com competições entre estudantes de 20 escolas da capital. O campeonato tem sido importante ferramenta na descoberta de novos talentos. As crianças também participam das escolinhas de esportes. São diversas modalidades, como futebol, basquete, vôlei e muitas outras, que beneficiam diretamente cinco mil pessoas. Wallace Valente, secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de Vitória, diz que os investimentos têm mudado significativamente a vida das pessoas, já que as ações alcançam todas as faixas etárias a segmentos da sociedade. “Atividades físicas, esportivas e de lazer são desenvolvidas para a participação da família, levando a fortalecer laços fraternais e tirando da ociosidade milhares de pessoas que não tinham estímulo.

As atividades são desenvolvidas próximo de suas casas e têm melhorado a qualidade de vida e a saúde das pessoas”, destaca. A cidade tem sido contemplada, ainda, com diversos espaços ao ar livre para prática esportiva. Os amantes do skate também tiveram o que comemorar. Após reforma, a área para skate de Camburi ganhou novos e modernos equipamentos, oferecendo mais segurança para os frequentadores e qualidade nas manobras dos skatistas. A obra transformou os obstáculos de madeira em alvenaria e deixou a área ainda mais radical. O projeto foi feito pela Associação Capixaba de Skate, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.