O prefeito de Santo André, Carlos Grana, recebeu na última quarta-feira 22 de junho o título de Destaque Nacional da 5ª Edição do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, promovido pela Fundação Abrinq, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A premiação tem como objetivo incentivar gestores públicos a se comprometerem com a infância e adolescência de suas cidades.

As iniciativas implementadas em Santo André fizeram com que o chefe do Executivo se sobressaísse entre os 437 municípios finalistas e ficasse entre os seis Destaques Nacionais, escolhidos entre os 102 prefeitos que receberam o prêmio “Reconhecimento Pleno”. Ao todo, 1.542 prefeitos concorreram à premiação.

Universidade Metodista

Entre as ações que possibilitaram a conquista deste título foram citadas a baixa taxa de analfabetismo do município – já que hoje 97,2% da população está alfabetizada -, o que resultou no título de Município Livre do Analfabetismo, concedido pelo Ministério da Educação, bem como a intensa participação dos estudantes das escolas municipais nas discussões sobre os problemas que afetam seu cotidiano, por meio do programa Orçamento Participativo Criança. Também mereceu destaque a forma adotada pelo prefeito para a captação de recursos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança, que adicionou ao critério de seleção para a escolha de empresas licitantes, um diferencial baseado na quantidade de recursos, dedicados ao Fundo. A ação resultou em captação de recursos da ordem de R$ 7 milhões ao ano.

Crédito: Diego Barros/PSA

Marianna Fanti