Para atletas de alto rendimento

Os investimentos não param por aí. Vitória é o único município do Espírito Santo que concede a Bolsa Atleta Municipal, fazendo com que a cidade seja referência em incentivo aos desportistas de alto rendimento. O objetivo a Bolsa Atleta é promover o esporte, incentivar os atletas da capital a investir na carreira e levar o nome da cidade para competições nacionais e internacionais. “O investimento no esporte de alto rendimento é feito através da Lei Jayme Navarro de Carvalho (3746/1991), que repassa recurso para as federações das modalidades mediante apresentação de calendário anual das atividades de cada federação. Também recebe recurso da lei o programa Bolsa Atleta, que beneficia atletas nos níveis estadual, nacional e internacional por meio de edital, considerando os títulos e ranking do atleta. Cada federação e cada atleta devem participar de ações comunitárias da Prefeitura como contrapartida”, destaca o secretário.

Um dos casos de sucesso por conta do investimento em Vitória é o de Ludmila Gomes, 15 anos. A adolescente integra o núcleo de atletismo da Prefeitura de Vitória e há pouco mais de um ano já é a primeira no ranking nacional de sua categoria no salto em altura. “Eu era gordinha e descobri o esporte para emagrecer. Eliminei 20 quilos e descobri no atletismo minha paixão. Quero melhorar cada vez mais e sonho em competir em vários lugares do mundo”, resume.

Universidade Metodista

Desde 2013, paratletas e atletas de esportes não olímpicos também passaram a ser contemplados com o benefício do Bolsa Atleta Municipal. Apenas no ano passado foram concedidas 45 bolsas.

• Felipe Martins