VITÓRIA CRIA FÁBRICA DE IDEIAS, ESPAÇO QUE REÚNE SONHOS, TRANSFORMANDO-OS EM REALIDADE

 > Riquíssimo em cultura, turismo, belezas naturais, artesanato e artes, o estado do Espírito Santo faz desses atributos suas principais fontes de emprego e renda. Desde 2013 a prefeitura de Vitória – capital do estado, vem trabalhando fortemente na construção de uma indústria criativa, que hoje leva o nome de Fábrica de Ideias. Trata-se de um local que reúne empresas de serviços, com oferta de cursos e oficinas de capacitação e profissionalização focadas em tecnologia e economia criativa.

Segundo o prefeito Luciano Rezende, a fábrica é um espaço multiuso criado para impulsionar a chamada ‘economia criativa’. “O segredo é usar a sua criatividade e transformá-la a seu favor. Fazer da sua ideia uma oportunidade”, afirma.

Universidade Metodista
Luciano Rezende Foto: André Sobral

Luciano Rezende, prefeito de Vitória
Foto: André Sobral

A Fábrica de Ideias é o local onde criatividade, inovação e cultura podem interagir com laboratórios de gastronomia, design de joias, móveis e moda, por exemplo. Com estrutura de internet gratuita, acoplada às aceleradoras de empresas e às startups, incentiva o desenvolvimento rápido de empreendedores através do Centro de Apoio ao Empreendedor presente naquele local. “A fábrica é como um ‘ser vivo’, que vai mudando para receber ideias da população e evoluir para grandes projetos. Nosso maior desafio é manter a fábrica com ocupação crescente, pois o espaço ali é ilimitado”, explica o prefeito de Vitória.

Inaugurada pela Prefeitura em 2014, o espaço com 10.800 m², chamado de Fábrica de Ideias, serve para abrigar feiras de tecnologia, desenvolver capacitações na área de economia criativa, e, principalmente, gerar novos projetos, que impulsionem a economia do município.

Abertura de edital

Festival de Empreendedorismo Foto: André Sobral

Festival de Empreendedorismo
Foto: André Sobral

A fábrica é dividida em seis segmentos: gastronomia, fotografia, coletivo cultural, moda, design de joias e tecnologia. De tempos em tempos é aberto um edital para cada uma dessas áreas, com o objetivo de cadastrar empresas que sirvam como aceleradoras de empresas – ou de startups. Ou seja, empresas de pequeno porte – com CNPJ e experiência em aceleração de empresas, não necessariamente sediadas no município, podem concorrer a este edital. Aquelas empresas que forem credenciadas darão assessoria jurídica, contábil e o contato de investidores para as startups, que participaram de outro edital, e foram selecionadas para serem aceleradas por esses pequenos empreendedores. Geralmente, de cem modelos de negócios inscritos, apenas 20 são selecionados.

Durante esse processo, as duas pontas – empresa aceleradora e propostas de projetos – poderão fazer uso do espaço e infraestrutura – espaço físico, energia elétrica e internet, disponibilizados na fábrica para desenvolver esse projeto. O período máximo de maturação de um projeto/ideia é de 12 meses; depois disso, o novo modelo de negócio já deve caminhar com as próprias pernas.

A primeira leva de credenciamento foi aberta apenas para projetos e empresas na área de tecnologia. Em junho será aberto para a área de coletivos culturais e, em agosto, para gastronomia. A última leva de startups gerou produtos como aplicativos de celulares, aplicativos de compras pela internet, empresas de comércio online, etc.

Centro de apoio ao empreendedor

Dentro da fábrica existe o Centro de Apoio ao Empreendedor, que oferece orientação para pessoas que desejam abrir empresas; capacitação realizada em parceria com o Sebrae e orientação sobre microcrédito. Esse serviço é oferecido à população em geral. São feitos em média 400 atendimentos por mês.

De acordo com Leonardo Krohling, secretário de Turismo, Trabalho e Renda, 20 empresas já foram aceleradas e, neste ano, serão outras 20. “Em 2013 tínhamos 5.500 microempreendedores individuais no município, hoje temos mais de 12 mil, e todos passaram pelo Centro de Apoio ao Empreendedor. Todos ganham com isso: o município, que desenvolve políticas públicas de economia criativa; as empresas credenciadas e a população em geral, que ganham mais oportunidade de mão de obra”, resume.

Na prática

• Criação da Fábrica de Ideias
• Prefeitura de Vitória – Espírito Santo
• Essa ação pode ser implementada em qualquer município que tenha interesse em adotar iniciativa similar. Para tanto, Vitória seguiu os seguintes passos:

– Identificou um espaço físico no município para construção dessa fábrica de ideias
– Elaborou editais para aproximar empresas aceleradoras de novos empreendedores/startups
– Criou espaço multiuso para impulsionar a chamada ‘economia criativa’, e gerar mais oportunidade de mão de obra para o município.

Mais informações:
www.vitoria.es.gov.br
Tel. (27)3382-6000

Marianna Fanti