PROJETO ESTIMULA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL ENTRE ALUNOS E PRODUTORES AGRÍCOLAS DE ITUPORANGA

Semear e estimular novos conceitos sobre a importância do meio ambiente, sobretudo em municípios cuja economia está baseada na produção agrícola, é fundamental. Localizado a 166 quilômetros de Florianópolis-SC, e com apenas 23  mil habitantes, o município de Ituporanga tem 36% de sua arrecadação baseada na agricultura (cerca de três milhões de reais), e ainda é reconhecida como a “capital nacional da cebola”, responsável por 17% do abastecimento nacional.

São 126 mil toneladas anuais de cebolas, plantadas em 4.500 hectares (média de 28 toneladas por hectare, segundo o IBGE). Fumo, milho e feijão também ganham destaque, além da criação de aves, bovinos e suínos. A semeadura da cebola é feita apenas uma vez ao ano, entre os meses de abril e maio, e a partir de julho é realizado o transplante para a lavoura. A colheita e a armazenagem vão de novembro a janeiro. Para chegar ao ponto ideal de consumo, a cebola ainda permanece por 20 dias nos armazéns. Além do mercado brasileiro, a cidade exporta, anualmente, cerca de duas mil toneladas de cebola para a Europa. Todo esse processo emprega cerca de 1.800 famílias, ou seja, oito a dez mil pessoas envolvidas no processo do plantio da cebola – quase metade da população. Mas, o fato é que a cidade ganhou visibilidade não só pela quantidade de cebolas que produz, porém, especialmente, pela característica peculiar de seu produto. É que o clima mais frio da região garante sabor e cor característicos às cebolas, que têm acidez mais acentuada, cor avermelhada e gosto marcante.

Universidade Metodista

Programa de Educa ção Soc ioamb iental Participativa – Pesapi

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Entretanto, um município de tamanha representatividade agrícola não poderia deixar de lado uma questão central, como a consciência ambiental. Assim foi implementado o Programa de Educação Socioambiental Participativa – Pesapi, um projeto anual, com duração de seis meses (início em março e término em agosto), que já está em sua segunda edição. O objetivo do programa é levar a consciência socioambiental por meio de temas diversos – cidadania, reciclagem, agrotóxicos, etc – para cerca de dois mil alunos do município, desde o pré (crianças em fase de alfabetização), passando pelo ensino Fundamental até o Ensino Médio.

A diretora do departamento de Meio Ambiente, Sirléia Cristina Lopes Sebold, é responsável por visitar todas escolas do município (seis municipais, seis estaduais, uma particular), cinco EJAs e uma APAE, apresentando temas que, posteriormente, serão trabalhados pelas professoras, em iversas disciplinas. “Levamos temas diferentes para cada escola, de acordo com a realidade da região e dos alunos e, no mês de agosto, os alunos dão uma devolutiva do que trabalharam em classe por meio de um trabalho. Desta forma nos tornamos referência para outros municípios, que inclusive vêm nos visitar, no que diz respeito à educação ambiental. As crianças levam essas noções para casa, o que contribui para a formação do caráter de cada uma delas”.

Segundo ela, o aluno também se torna mais crítico, depois desta passagem. “É uma semente plantada e esperamos que levem por toda a vida”, completa a diretora.03

Marcelo Clasen, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, diz que existe ainda uma comissão formada por um membro de cada escola, que se reúne a cada três meses para definir as diretrizes do projeto. “Como esse projeto trabalha principalmente com filhos de agricultores, essa mensagem é levada adiante, chegando até os pais”, frisa ele, explicando que, dessa forma, é possível não só valorizar o trabalho dos agricultores, evitando a evasão rural, como formar crianças e adultos mais conscientes.

NA PRÁTICA

  • Criação do Programa de Educação Socioambiental Participativa – Pesapi;
  • Prefeitura Municipal de Ituporanga – Santa Catarina;
  • Encontrou uma pessoa que gosta da temática ambiental, independente de sua formação de base;
  • Formou uma comissão para redigir a lei municipal que institui o projeto e direcionar o foco;
  • Enviou o projeto de lei para a Câmara Municipal, que aprovou, tonando-o lei;
  • Conscientizou a população sobre a necessidade de discutir a temática ambiental, por meio de temas diversos. Este trabalho abrangeu dois mil alunos do município, do pré ao ensino médio, e, consequentemente, os pais/ produtores agrícolas.

Mais informações:
www.ituporanga.sc.gov.br

• Não é necessário criar legislação específica para implementação do projeto.