Sobral, no Ceará, é uma cidade com 200 mil habitantes, a 230 km de Fortaleza, que vem dando show na área de Educação. Os 31 colégios da rede municipal alcançaram notas entre 6,9 e 9, na primeira etapa do ensino fundamental, no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -Ideb. A maior parte dos alunos mora em assentamentos ou em pequenos vilarejos do semiárido cearense e é no colégio que muitos fazem as principais refeições, devido à baixa renda familiar.

Alunos em escola cearense têm bons resultados Foto: Assessoria de imprensa

Alunos em escola cearense têm bons resultados
Foto: Assessoria de imprensa

Em outra avaliação, divulgada no começo do ano, o município apareceu como o melhor do País em oportunidade de Educação, que considera resultados das provas, percentual de estudantes matriculados e condições das redes (como escolaridade dos professores e experiência dos diretores).

Universidade Metodista

Para obter esses resultados, o município implementou política calcada em definição clara do que deve ser ensinado dia a dia, bonificação por resultado e autonomia a diretores. As escolas são bem conservadas e a base das aulas mantém o esquema tradicional: lousas-carteiras-apostilas-livros. O conhecimento dos alunos é monitorado por meio de provas mensais aplicadas pelos colégios, e semestralmente ocorrem avaliações do município, além dos exames dos governos estadual e federal.

Na outra ponta, os resultados norteiam a remuneração extra que professores e diretores podem receber – no caso dos docentes o valor chega a R$ 500,00 mensais.

MARIANNA FANTI