PREFEITURA DA CIDADE LITORÂNEA JÁ REALIZOU CERCA DE QUATRO MIL CAPACITAÇÕES A SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS EM APROXIMADAMENTE 40 CURSOS PRESENCIAIS, CONTANDO AINDA COM MAIS DE 820 CURSOS ONLINE COM CERTIFICAÇÃO DIGITAL

>Ao longo do século XX, as eras da industrialização, clássica e neoclássica, além da chamada era da informação, exigiram mudanças de comportamento e novas visões na forma de abordar e lidar com os seres humanos dentro das organizações. O aperfeiçoamento da estruturação de trabalho na empresa moderna, associado ao impacto provocado pela inovação e avanço tecnológicos, proporcionando maior agilidade no acesso à informação e à globalização, vem levando as organizações para um redimensionamento, considerando a competitividade e a inovação como palavras-chave. Nesse novo contexto, de acordo com Idalberto Chiavenato, um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados na área de Administração de Empresas e Recursos Humanos, cabe à organização realizar sua missão, proporcionar competitividade, favorecer o desenvolvimento dos funcionários por meio de programas de treinamento que possam mantê-los motivados, aumentar a satisfação dos colaboradores, desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho, administrar a mudança e manter políticas éticas e de responsabilidade social.

O cenário de práticas de educação corporativa, continuada e e-learning no universo corporativo já é considerado escasso no País, ainda mais quando falamos das prefeituras brasileiras. Nesse quesito, a Prefeitura de Peruíbe, localizada no litoral Sul de São Paulo, por meio da Escola de Governo e Aperfeiçoamento do Servidor Público – EGASP, vinculada ao Departamento de Administração, vem apresentando resultados substanciais.

Universidade Metodista

Servidor municipal há 25 anos, o gestor público e especialista em Gestão do Conhecimento e Formação de Docentes no Ensino Superior à distância, Wilson Teixeira Ferreira, preside a unidade. Segundo o representante, desde a sua inauguração, em fevereiro de 2007, já foram realizadas aproximadamente quatro mil capacitações a servidores públicos municipais em aproximadamente 40 cursos presenciais, contando ainda com mais de 820 cursos online, com certificação digital. Sua missão principal é promover o desenvolvimento integral do servidor por meio de programas de capacitação e qualificação, para o exercício de sua função social. “Os recursos empregados são de variadas formas: humanos, materiais e financeiros. A comissão da EGASP trabalha prioritariamente com parcerias gratuitas, gerando, uma minoria de vezes, necessidade empregar recursos financeiros públicos e municipais”, informa Ferreira.

O gestor acrescenta que a unidade, apesar de contar com um programa orçamentário, com possibilidade de destinação de recursos anuais, tem o objetivo principal de trabalhar com a mão de obra, conhecimento e habilidades extraídas dos próprios servidores, como forma de voluntariado e gratuita dentro de sua área de atuação ou formação acadêmica. “Porém, muitas são as parcerias firmadas entre setores que compõem a estrutura administrativa, desde colaboradores palestrantes, estrutura, logística e organização, bem como com instituições públicas e privadas em forma de parcerias gratuitas, sem a necessidade de desprender recursos financeiros públicos”, destaca Ferreira.

PARCERIAS

Wilson Teixeira Ferreira FOTO: DIVULGAÇÃO PREFEITURA DE PERUÍBE

Wilson Teixeira Ferreira
FOTO: DIVULGAÇÃO PREFEITURA DE PERUÍBE

O Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos – EJA, em parceria com o Departamento de Educação, funcionou como uma espécie de motor para todos os outros programas educacionais. “É o que mais nos motivou a dar continuidade nesse Projeto, visto que o objetivo do curso foi resgatar a cidadania dos servidores que não sabiam ler. Com esta atividade queríamos tornar simples as coisas que ainda eram dificultosas para os servidores não-alfabetizados, como pegar um ônibus ou ir ao caixa eletrônico de um banco e ainda contando com a elevação da autoestima deste funcionário”, destaca o presidente.

O curso, regulamentado e válido pelo Ministério da Educação – MEC encerrou com cerimônia de formatura e a presença de familiares e convidados. Este projeto funcionou com o sistema de hora compartilhada, onde a prefeitura de Peruíbe ofertava uma hora de sua rotina diária e o servidor doava uma hora de sua vida pessoal para realização do curso.

Também foram realizadas ações como o curso de Liderança, em parceria com o Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo; Direção Defensiva e Transporte Escolar para motoristas dos Departamentos de Educação e Saúde, em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo e Departamento Municipal de Mobilidade Urbana; capacitação dos trabalhadores do Programa Emergencial de Combate ao Desemprego – Frente de Trabalho, com o workshop Educação & Trabalho, Currículo e Entrevista, preparando-os para o mercado de trabalho,
entre outras ações.

Qualidade de vida também ganha foco

Além de cursos, palestras e encontros de treinamentos, a EGASP preza também pela qualidade de vida, proporcionando atividade laborativas com o intuito de diminuir o estresse causado no dia a dia. Pensando nisso, foram desenvolvidas ações lúdicas e criativas, como a criação de um Coral de Vozes dos Servidores, Dança de Salão, Concurso de Show de Calouros, Exercícios Aeróbicos e muito mais, sempre na condição de um servidor habilitado para a função de ensinar. “Dentre as atividades laborativas que mais possuem destaque em nível estadual está o Coral, um projeto que temos orgulho em divulgar, por consequência do aprendizado e da autoestima adquirida. O Coral já se apresentou em diversas ocasiões em cidades da região e do Estado, programas de TV e concursos culturais, proporcionando aos integrantes valorização, integração e participação dasfamílias”, destaca Wilson Ferreira. “O projeto proporcionou uma mudança em minha vida tanto profissional, quanto pessoal, pois a satisfação e a convivência com servidores de vários setores melhorou minha autoestima, fazendo com que eu trabalhe mais motivada. Para mim é uma verdadeira terapia”, acrescenta a agente operacional Márcia Aparecida Martins Fonseca, de 59 anos, há 13 anos no serviço público.

Outro projeto realizado pela instituição é o curso de Pós-Graduação (Latu Sensu), que formou 40 especialistas em Políticas Públicas Municipais; ocorrendo em 2009, o governo municipal arcou com 50% do valor de sua mensalidade. “O curso da EGASP, ministrado pela UNIFRAN – Universidade de Franca foi de grande valia para nosso aprimoramento profissional, pois, por meio das disciplinas tivemos a oportunidade de vivenciar, além da prática, a teoria das diversas áreas da Administração Pública. De forma concreta, contribuirmos com a administração pública no desenvolvimento de ações sociais na melhoria da qualidade de vida de nossos munícipes”, conclui o agente administrativo, André Luiz da Silva Mendes, de 46 anos.

Atualmente, a EGASP conta com a parceria de 11 instituições públicas e privadas de ensino, devidamente formalizadas as autorizações de utilizações de seus links de cursos gratuitos aos servidores e à população em geral no link www.peruibe3.sp.gov.br/egasp , onde basta o servidor interessado cadastrar-se, gerando um login e senha no curso desejado. Este projeto consta com 821 cursos online gratuitos, e certificação digital ao final, que poderá contar carga horária para progressão e evolução de sua carreira profissional.

Implementação do projeto exige mais criatividade do que investimento

O presidente da EGASP, Wilson Teixeira Ferreira, afirma que, em primeiro lugar, o chefe do executivo que pretende implementar o projeto deverá acreditar que sua instituição possui “pratas da casa”, e que poderá utilizá-las para a evolução da qualidade dos serviços públicos prestados à população. “Porém, estes servidores deverão possui um perfil que contemple vontade de realizar em prol dos colegas de trabalho, doar seu tempo para pesquisas e inovações para qualidade do aprendizado técnico ou operacional, dinâmica e pró-atividade”, afirma. Outro ponto importante é entender que o projeto exige continuidade e ações de longo prazo, com objetivos bem claros. “Nossa meta é capacitar continuamente e em todas as áreas possíveis, todos os servidores da Prefeitura de Peruíbe, pois, na maioria das áreas, as legislações se atualizam e geram a necessidade de reciclagem”, conclui o presidente.

Iniciativas básicas para executar esse programa

• Constituir por ato formal do chefe do executivo, a constituição da Comissão de Formação dos Servidores Públicos Municipais;
• Por meio desta comissão, que naturalmente serão conhecedores das dificuldades dos servidores em relação à capacidade operacional dos serviços técnicos, bem como os fatores desmotivadores para que de início promovam ações efetivas contra motivos observados;
• Efetuar enquete junto aos servidores para que tenham a liberdade de expressar-se sobre qual curso desejaria participar e qual atividade laborativa se sentiria bem em fazer;
• Permitir a realização de palestras em horário de serviço para motivação dos servidores, com a distribuição de brindes aos participantes;
• Instituir a Escola de Governo (com nome próprio) por meio de decreto municipal, alocando suas finalidades como programa orçamentário;
• Participar junto com os servidores de ações e projeto para uma boa motivação e não em forma de cobrança, para que flua a integração entre os níveis gerencial e operacional.
• Permitir a prática de educação continuada como forma primordial de gestão de pessoal.

Fonte: EGASP

Robson Gisoldi